QUERO LARGAR A FACULDADE, SOCORRO!



Olá migos, hoje vou conversar com vocês sobre meu drama atual, o assunto é sério, e como conheci várias pessoas que estão passando pela mesma coisa, resolvi fazer este post na esperança de ajudar alguém, e também ser ajudado.

Há um ano e meio, entrei na faculdade, cursando Publicidade e Propaganda. Como escolhi este curso? Na época, havia acabado de reprovar no vestibular de psicologia e veterinária, e não queria mais passar por esta vida de cursinho pré vestibular. Baseado nos meus hobbies, acabei escolhendo PP em uma faculdade da cidade vizinha. 

No começo do segundo ano, completamente desanimado, me transferi para Jornalismo, tendo em vista que na minha faculdade, durante 3 semestres, Publicidade e Jornal estudam juntas, variando para matérias específicas uma vez por semana. 



Acabei me desiludindo com jornalismo também. Ai vocês me perguntam: Mauricio, você não analisou a grade curricular dos cursos antes de começar? Sim, migos, eu analisei TUDO, inclusive adorava as matérias que estava aprendendo e não apresentava nenhuma dificuldade.  Entretendo, faltava algo, faltava estar feliz

Atualmente, antes de iniciar o quarto semestre, resolvi não fazer a rematricula, e esperar ter certeza do que quero. Me inscrevi em cursos preparatórios para o ENEM, não dá pra ficar parado também.

CONCLUSÃO: 

Estou com 20 anos e acho que já tenho muita idade, mas pesquisando por ai, e depois do vídeo da maravilhosa Jout Jout , percebi que o drama está apenas na minha cabeça. Afinal de contas, estamos na idade de errar, errar e errar de novo. 



Por isso, migos, não se desesperem caso se sintam um peixe fora d' água, se você quer trocar de faculdade, troque! Se está decepcionado com o emprego, procure outro que te agrade. É importante se encontrar, antes de encontrar seu futuro.

Li uma reflexão que também me ajudou muito: " Quando a mudança acontece gradualmente, não é mudança, é crescimento!" Usem o tempo que precisarem para crescer, mas cresçam sabendo exatamente onde chegar. Se por um acaso desistir, comece de novo. Não se fruste por parar, se orgulhe por recomeçar! 

Ainda não tenho certeza do que fazer ano que vem, estou passando pelo meu momento de reflexão,  e quando estiver pronto, conto pra vocês  o que decidi. Se alguém passou ou está passando pela mesma coisa, comente aqui sua história, quero conhecê-la. Grande beijo, e até mais! 



Mauricio Chichineli.

10 comentários:

  1. Sua historia é bem parecida com a minha. Eu tenho 22 anos curso pedagogia, mas por várias vezes pensei em mudar de curso. Alguns anos antes eu tentei diversos cursos direito, ADM e arquitetura. Mas eu queria mesmo fazer medicina mas infelizmente nunca conseguir passar nas provas para uma pública. No curso que estou me sinto um peixe fora d'agua, mas fico com medo de sair da Facul e pela cobrança familiar me sentir pior. Espero que possamos encontrar algo que nos faça feliz. Beijos

    www.quichique.comcom.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisandra, eu entendo o que está passando, às vezes é realmente difícil saber o que queremos. Mas, você está nova ainda, que tal investir no seu sonho? Você já sabe o que realmente quer, fica mais fácil. O lado bom, é que sonhos podem ser adiados, mas não devem ser esquecidos, então você pode terminar Pedagogia, e depois com mais conhecimento, ir tentando medicina. Desejo boa sorte, e obrigado.

      Excluir
  2. Isso aconteceu comigo. Entrei com 17. Perdi a empolgação aos 19, foi quando decidi fazer um intercâmbio. Demorou um pouco para poder fazer. Quando fiz, já estava no meio da faculdade. Fiz bastante matéria fora, voltei faltando praticamente 3 semestres para acabar. Mas não conseguia sabe? Estou empurrando ainda. E para completar, minha faculdade entrou de greve.

    Tipo, não sou desanimada com a profissão. Mas com a faculdade em si. Sò que agora falta tão pouco. Mas parece tanto tanto..

    haha.sempre estamos assim, acho.


    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos o seu intercâmbio serviu pra amenizar um pouco, né? Realmente nos sentimos desanimados as vezes, mas como você já está acabando, tenha forças pra continuar! Grande beijo Kamyllaaa!!

      Excluir
  3. Tu tem toda a razão em não insistir em algo que não gosta! Eu fazia química, não gostava, acabei me encontrando no Jornalismo e to bem feliz agora. Também convenci o meu namorado a trocar o curso dele, que era PP, porque ele detestava, tava super infeliz. Hoje ele faz TI e tá curtindo muito. Mas a gente só descobre as coisas tentando e mudar de ideia é perfeitamente normal, mesmo. A Jout Jout é maravilhosa, esse vídeo dela descreve tudo que nós sentimos e tira um baita peso das costas. :) Fiz um post sobre ela no meu blog. Se quiser dar uma olhadinha, tá aqui: http://desapegomental.com/2015/09/14/jout-jout-me-deixou-felizinha/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente temos que fazer aquilo gostamos, pra não nos sentirmos infelizes depois! Eu adorei seu post, Jout Jout é rainha. Obrigado por ler meu post, beijo!

      Excluir
  4. Fala aí Maurício!

    Acho que comentamos o mesmo post do Gustavo Tanaka no Medium (e daí, neh...? =) )

    O que eu queria falar mesmo, é que tenho 49 anos e só agora descobri o que realmente quero fazer... Eu acho! =)

    Como tenho 49 e não 20, esse "não saber" fez com que eu acumulasse, ao longo da vida, as seguintes atividades em que tenho experiência em todas: pedreiro, eletricista, eletrotécnico, Filósofo (faculdade - Uerj), escritor, poeta, compositor musical, empreendedor digital, entre outras coisas que não posso falar aqui se não vou preso. (brincadeirinha...)

    Quando se chega a minha idade se entende que o que importa realmente é o processo. E mais. Nos damos contas de que esse "não saber", faz de nós, em algum momento, pessoas "sábias". Fico feliz em saber que já existem sábio de 20, masque, talvez, nãosaibam disso ainda. Abraço Brother e "força na peruca", porque vai ser foda mano... kkk (brincadeirinha de novo...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não existe tempo para descobrirmos nossa vocação, o que é existe é o desespero em nós enquanto procuramos saber. Fico feliz que tenha se achado e te desejo toda a sorte do mundo! Obrigado por visitar!

      Excluir
  5. Cara, me identifiquei totalmente com sua história porque estou passando pelo mesmo processo. Comecei a fazer uma faculdade pelo simples fato de não querer fazer cursinho. Hoje, após 2 anos e meio de curso, estou decidindo em largar porque não consigo mais dar continuidade a algo com que eu não me identifico. Não tenho certeza do que farei de faculdade agora, mas com certeza sua história vai me ajudar a resolver esse drama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente temos que seguir nossos sonhos, afinal de contas, estamos falando sobre nosso futuro, fico feliz que tenha decidido fazer o que gosta, e fico mais feliz ainda por ter te ajudado de alguma maneira. Obrigado por passar aqui!

      Excluir

MAUCHICHINELI © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.